Roteiro Turístico

O património natural, histórico, cultural e arqueológico de uma Freguesia é o resultado de um esforço conjunto por acompanhar a evolução dos tempos sem nunca se esquecer as raízes e a identidade de cada região. Ferreira-a-Nova é um belo exemplo da preservação de zonas verdejantes e de edifícios que exalam um pouco da sua história e da sua cultura.
A Freguesia de Ferreira-a-Nova situa-se na zona Centro de Portugal, fazendo parte do território da região Gandaresa, onde o clima e a cultura são marcadamente mediterrânicos. Um passeio feito pelas gentes simples e calorosas das pequenas aldeias que compõem a Freguesia, leva-nos a contemplar lindos pinhais, eucaliptais e olivais. Ao visitar a nossa terra, oferecemos um rico "espólio" de iguarias para saborear acompanhado de um bom vinho rosé. Do ponto de vista arquitetónico, realce para a Igreja Matriz, a Capela da Netos, a Capela de Tromelgo, a Capela de Santana, a Capela de Santa Olaia e o Cruzeiro de Ferreira-a-Nova, que apesar de a sua edificação se encontrar envolta em profundo mistério, a população local acredita que este Cruzeiro conta já com mais de 800 anos. 
 
As manifestações religioso-profanas são parte integrante da cultura etnográfica de cada região e celebram-se em Ferreira-a-Nova ao longo do ano, recheadas de alegria e tradição, procuram envolver toda a freguesia, atraindo também muitos visitantes. Durante vários dias, a população honra a sua Santa Padroeira, através de um programa que concilia os eventos de cariz religioso com a animação. Estas festas seculares têm fortes raízes na freguesia, sendo conhecidas como as “festas do povo e para o povo”. É também "obrigatório" uma visita á Lagoa das Queridas, perto da povoação com o mesmo nome e á Quinta da Foja. EA Lagoa das Queridas nasceu de um pequeno lago, aquando da retirada excessiva de terras, que foi deixado ao abandono durante anos. Com a ajuda da mãe natureza e com o passar dos tempos, transformou-se numa lagoa de beleza invulgar onde podemos observar uma biodiversidade pouco habitual na zona.
É hoje protegida e cuidada pela Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova, como sendo um dos ex-libris da freguesia.
 
Visite a Freguesia de Ferreira-a-Nova...
 
Seja Benvindo!