Rede Regional do Centro de apoio e protecção a vitimas de tráfico de seres humanos.

O Tráfico de Seres Humanos (TSH) é um fenómeno à escala mundial, que viola os Direitos Humanos e afeta milhões de pessoas em todo o mundo, proibido pela Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, como expressão da inviolabilidade da dignidade humana, princípio constitucional fundamental dos estados membros e presente nos instrumentos internacionais em matéria dos direitos humanos, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

A Diretiva 2011/36/UE do Parlamento Europeu e do Conselho de 5 de Abril de 2011 relativa à prevenção e luta contra o tráfico de seres humanos e à proteção das vítimas, apela à necessidade de estabelecer mecanismos adequados que permitam proceder a uma rápida identificação, assistência e apoio às vítimas em articulação com organizações da sociedade civil.

A APF intervém desde 2008 no processo de sinalização, identificação e assistência a vítimas.

No âmbito deste trabalho, A APF-Centro assegura a Equipa Multidisciplinar Especializada (EME) da região.

Contacto EME Centro:

email: apf.sostshcentro@gmail.com
linha telefónica de assistência a vítimas de tráfico ou esclarecimento de dúvidas: +351 91 865 41 04